segunda-feira, 6 de julho de 2009

VW Type-34: O outro Karmann Ghia.

Quando se fala em Karmann Ghia, muitos lembram-se de imediato dos elegantes cupê e conversível de estilo esportivo que a Volkswagen fabricou aqui entre 1962 e 1971 aqui no Brasil. Mas, poucos conhecem um outro modelo com o mesmo nome, pouco conhecido por aqui, o Type-34, o mais caro modelo que a VW fabricou na década de 60. Fabricado entre 1962 a 1969, também foi desenhado pelo estúdio italiano Carrozzeria Ghia e construído pelo fabricante de carrocerias alemão Wilhelm Karmann Coachwerks. 

Em 1959 ficava pronto o primeiro protótipo no qual Sergio Sartorelli desenhou e que foi aprovado pela VW e, no Salão de Frankfurt de 1961, a Karmann apresentava no estande do grande fabricante alemão os modelos aberto e fechado do novo esportivo. A produção em série começava em março de 1962. O Type-34 não conseguiu ser tão bonito quanto o modelo já conhecido. A frente tinha um ar imponente, com os faróis de neblina acentuando o "bico" central, cujos vincos seguiam pelas laterais até a traseira. Visto por trás lembrava o Chevrolet Corvair. De lado, o comprimento da parte posterior, necessário para acomodar o motor, chama bastante a atenção. 

A compacta cabine exibia enorme área de vidros, sendo o pára-brisa e o traseiro muito parecidos em tamanho e formato. Uma boa iluminação interna era garantida, como gostam os europeus nos meses de inverno. O interior agradável e cômodo trazia bancos dianteiros individuais reclináveis, cujo revestimento podia vir em tecido ou couro sintético, além de painel bem-equipado com três grandes instrumentos e um enorme volante. Durante seus sete anos de produção, pouca coisa foi modificada no Typ 34. O modelo 1962 tinha um emblema retangular da Karmann na frente e outros nos pára-lamas traseiros, mas no ano seguinte os últimos eram removidos e o frontal dava lugar ao circular da VW.


A mecânica do Typ 34 — e da família Typ 3 — tinha como particularidade o motor de construção plana, com a ventoinha de arrefecimento mais baixa, o que liberava espaço para um compartimento de bagagem acima dele. Com os habituais quatro cilindros horizontais opostos (boxer) e 1.493 cm³ de cilindrada, desenvolvia potência de 53 cv a 4.000 rpm e torque de 11 m.kgf a 2.800 rpm (valores brutos). O câmbio era manual de quatro marchas e a suspensão seguia a receita conhecida de rodas independentes, por braço arrastado na frente e semi-eixos oscilantes atrás. Apesar dos componentes mecânicos em comum, o KG usava peças exclusivas em toda a carroceria e no interior. 



Talvez pelo estilo peculiar ou o preço muito elevado( equivalente a um Porsche 356), ele não obteve o sucesso esperado e em junho de 1969 encerrou a produção tendo sido fabricados até então 42510 unidades, o que na atualidade o torna um modelo de grande valor comercial entre colecionadores. 


Fonte: http://www.type34.org/ - http://www2.uol.com.br/bestcars/ph2/192b.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

E fantastico, emocionante os carros da vw como fuscas, karman ghuia, tl sp's. eu choro de emoção e digo, 'ja que nao se tem o regime nazista se tem os carros!'