quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tempo Matador: Um utilitário primo da Kombi.

Poucos conhecem este utilitário,produzido entre 1949 a 1951 que utilizava motor de fusca 1100cc com 25HP com tração dianteira. O VW Tempo Matador, era fabricado pela empresa Alemã Tempo Werke e utilizava o mesmo conceito da Kombi. O que chama a atenção deste utilitario são sua linhas e formato bem estranho. O tanque de combustível, por exemplo, localizava-se na frente do painel, e o motor que ficava atras do banco.



O Tempo Matador também vinha equipado com a famosa bananinha.


Detalhe para a tampa do tanque de combustível que se localizava a frente da gabine.


Foram produzidos pouco mais de 1300 unidades, mas, hoje existem registros de que só existam ainda 10 unidades, fazendo com este modelo seja um dos mais raros utilitário já fabricados. O Matador tinha tudo para ser um sucesso de vendas, mas, como a VW fornecia somente o motor para empresa Tempo Werker e eles também ja tinham seus próprios utilitarios, a VW percebeu que eles estavam ajudando a concorrência.


Similar a um Caminhão da Scania, o motor fica localizado logo abaixo da gabine, para ter acesso a ele é necessário remover o banco.

A caçamba do Matador tem um bom espaço para transporte de carga.


Com isto, a VW encerrou o contrato com a Tempo Werker e a produção deste veículo se encerrou, dando lugar para a Kombi. Atualmente o Matador tem um grande valor de mercado por ser muito raro. Em sua curta história, ele provou ser um robusto utilitário de carga, simples,versátil e compacto.



Nesta imagem da para ser ter uma idéia do desenho do chassi do Matador.

Propaganda do Matador veiculado na sus época.

As portas são do tipo suicída, o que facilita o acesso a gabine.

Fonte: www.oldbug.com

3 comentários:

DJ PATRONIQ disse...

MAtador mesmo. já pensou bater um desses? com o tanque na frente e o motor atrás, tem que ter mais vidas que um gato! hehehe

Del disse...

Nunca imaginei que esse carro existisse. Achei muito bonito!!! Pena os 1300 proprietários não terem conservado seus modelos.

Anônimo disse...

Aqui tem um para vender 17 de janeiro de 2012:

http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-218903421-tempo-matador-1950-carro-modelo-raro-_JM