domingo, 3 de julho de 2011

Morre o Ex-Presidente Itamar Franco.

Morre neste útimo sábado, dia 2 de julho, aos 81 anos, o Ex presidente Itamar Franco. Para os amantes do Fusca fica a lembrança de um grande feito de Itamar Franco ao pedir a VW a volta da produção do Fusca no Brasil. Em 1992, o Brasil vivia uma época de recuperação política e econômica. O Governo do presidente Collor havia liberado as importações de carros, pois ele era ácido nas críticas aos veículos produzidos pela indústria nacional, a qual se referia como carroças. Pouco depois veio o impeachment e o então vice-presidente Itamar Franco assumira interinamente a presidência, até 1995.

Itamar buscava algo que marcasse sua passagem pelo Planalto e foi achar a saída logo no Salão do Automóvel de São Paulo de 92. Na mostra automotiva, Itamar ficou inconformado ao perceber que o veículo mais barato em exposição custava o equivalente a US$ 23 mil. Nascia ali a ideia da marca do Governo Itamar Franco: um carro popular, que pudesse ser adquirido pela classe média, tão popular quanto o Fusca, que havia deixado de ser produzido no Brasil em 1986.Na imprensa e na própria Volkswagen, poucos davam credibilidade ao retorno do Fusca.


 (FOTO MASAO GOTO FILHO/AE)


Assim que a volta do modelo foi anunciada, a mídia alfinetou, dizendo que o carro era ultrapassado, inseguro e incompatível para aquele momento, em que o Brasil já recebia os carros mais modernos do mundo por causa da liberação para a entrada dos importados desde o Governo Collor. A matriz da Volkswagen, na Alemanha, também não viu com bons olhos e considerou a volta do Fusca apenas uma edição especial. A sede brasileira tratava o assunto como uma sugestão do presidente Itamar Franco. Muitos dos maquinários usados para fazer o Fusca no Brasil em sua primeira fase (1959 até 1986) já haviam sido vendidos pela VW aos fabricantes de peças de reposição do modelo. A saída foi comprar as partes do modelo deses fabricantes. Espaço não era problema, pois a fábrica de Anchieta comportava tranquilamente a linha do Fusca, que não necessitava de solda em sua construção. As modificações mecânicas do 'Fusca Itamar' se resumiam na adição do catalisador e do alternador.


Para testar essas mudanças, a Volkswagen simplesmente comprou Fuscas usados em bom estado de conservação para serem usados como mulas. Em 23 de agosto de 1993, Itamar Franco reinaugurou a linha de montagem do Fusca na fábrica de Anchieta, da Volkswagen. Na cerimônia, Itamar usou um Fusca conversível, feito especialmente para a ocasião. Na unidade fabril eram montados 100 Fuscas por dia. O Fusca ressuscitado viveu por mais três anos. No início, em 1993, a Volkswagen anunciou que a fila de espera era de 13 mil interessados, entre eles nomes conhecidos como o jogador Palinha, na época meia-atacante do São Paulo, vivendo sua melhor fase, quando conquistou a Libertadores e o Mundial pelo tricolor paulista.



A lista das personalidades que queriam o Fusca – mesmo com o poder aquisitivo de ter carros de luxo - incluía ainda o músico Geraldo Vandré, o publicitário Alex Periscinoto, o Arcebispo Dom Aloísio Lorscheider, o nobre Afonso de Orleans e Bragança, e o então ministro da justiça Maurício José Corrêa. Em 28 de junho de 1996, o Fusca sai de linha no Brasil, de forma discreta, deixando a comemoração por conta apenas da série Ouro para as últimas 1,5 mil unidades. O Fusca usado por Itamar na reinauguração da linha de montagem do modelo foi doado a ele e hoje se encontra no memorial do ex-presidente, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Fica aqui minha homenagem ao homem que deixou sua marca na historia do Fusca no Brasil.


Fonte: http://www.vrum.com.br/app/301,19/2011/07/02/interna_noticias,44117/memoria-itamar-franco-ressussitou-fusca-para-facililtar-acesso-ao-carro-popular.shtml



6 comentários:

setorx disse...

parabens pelo blog e pela homenagem, o uno tomou este espaço de popular do homem brasileiro, mas não tomou nossa historia, tempos bons....

Murilo Turini disse...

Parabéns enquanto existir pessoas como nós o fusca não morre, pois tenho um fusca itamar e sou apaixonado por ele.

Murilo Turini disse...

Obrigado por criar esse blog, pois enquanto existir pessoas como nós o fusca não morre sempre vai existir em nossa memória.

encontrodejipconceicaodemacabu disse...

Pimeiro encontro de fuscas e carros antigos de Conceiçao de Macabu
Encontro de Som,Tuning,Exposiçao de carros Antigos

1 Encontro do Fusca Fuscao de Conceiçao de Macabu
Carreatas exposiçoes feirao de novos e usados


Dias 03 e 04 de setembro de 2011
a partir das 9 hrs da manha

Todos os proprietários de Fusca e Derivados Volkswagem
refrigerados a ar como Brasília, Fusca, Variant, TL, Kombi, Karmann Ghia e
entre outros derivados do fusca.








Permitido também volks motorização modificada,tuning,tunados,modificados
... Estão sendo convidados para o evento,
no Parque de Exposiçao Agropecuaria)

Carreata passeata,corso,encontro de fuscas
1 encontro de fuscas fuscao e derivados da marca VW
Conceiçao de Macabu



contando com o apoio de todos os proprietarios de fuscas,carros antigos de todas as marcas e modelos para prestigiar o evento.
Convidamos a todos os adimiradores do automovel de todos os estados do Brasil.
faça suas inscriçoes por email ricardoion@hotmail.com

UMA RARIDADE disse...

Amigos estou vendendo uma verdadeira relíquia se trata de uma fusca 1986 a gasolina uma carburador apenas , carro de colecionador , segue o blog com maiores detalhes ( umareliquia1986.blogspot.com ) se puderem divulgar eu agradeço . desde já obrigado.

UMA RARIDADE disse...

Amigos estou vendendo uma verdadeira relíquia se trata de uma fusca 1986 a gasolina uma carburador apenas , carro de colecionador , segue o blog com maiores detalhes ( umareliquia1986.blogspot.com ) se puderem divulgar eu agradeço . desde já obrigado.