quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Restauração de uma Kombi 23 Window 1959


Fantástica restauração de uma Kombi 23 Window 1959. O resultado desta restauração é perfeita, ela ficou zerada. Confira as imagens do começo ao fim da restauração. Continue lendo...


Fonte: http://www.classicvws.com/darren.htm

Avaliando a ferrugem no Fusca.


Um dos maiores problemas que os donos de carros antigos encontra é a ferrugem. A menos que você tenha um carro que tenha sido restaurado do zero qualquer carro com 30 anos está propenso a ter alguma ferrugem. Enquanto substituir algumas peças mecânicas é uma medida simples e de custo baixo reparos maiores na carroceria podem ser difíceis e caros. A boa notícia é que se o seu carro está em bom estado (geral) de carroceria arrumar ou prevenir a ferrugem para que esta não se espalhe pode ser feita sem muito custo. Aí vem a pergunta: Onde eu devo olhar para encontrar ferrugem? Continue lendo...




O primeiro Salão do Automóvel, em 1960, com Fuscas e Kombis no Ibirapuera - SP

A primeira edição do evento do Salão do Automóvel no Ibirapuera em São Paulo - SP aconteceu em 1960. E no primeiro ano os destaques foram o fusca e a kombi. Foi mostrado também o então conceituadíssimo Karmann Ghia, que 2 anos depois começou a ser produzido no Brasil. Atualmente este evento é um dos maiores da América Latina, apresentando novidades e tendências para o mercado de veículos nacional.

Karmann Guia sendo apresentado ao público brasileiro.


Créditos: Minha namorada.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Volkswagen Typ 181 no Auto Esporte

Aproveitando o post anterior, no dia 04/06/2008 o programa Auto Esporte, que passa todos os domingos de manhã na Globo fez uma reportagem sobre o VW Typ 181 o famoso "Thing"( coisa em inglês), confira o vídeo desta reportagem:


terça-feira, 28 de outubro de 2008

VW typ 181: O irmão mais valente do Fusca


As ligações do Volkswagen com as forças militares alemãs vêm de longe: não fossem os utilitários dele derivados (o jipe Kübelwagen e o anfíbio Schwimmwagen), o projeto do Fusca talvez não tivesse sobrevivido à Segunda Guerra Mundial. No entanto, passado o período em que as indústrias automobilísticas eram destinadas à produção bélica, esse lado do "carro do povo" caiu no esquecimento. Em agosto de 1969 iniciava-se a produção do Typ (tipo) 181. Era praticamente uma atualização do Kübelwagen de três décadas antes. O jipe Volkswagen 181, chamado de Thing (coisa) nos EUA, venceu as limitações e conseguiu sucesso internacional. Continue lendo...



Encontro de Fuscas e derivados do Japão.

Japão, terra do sol nascente, apesar dos carrões de grandes marcas como a Nissan, Subaru entre outras, quem diria, também se rendeu ao charme e simpatia do fusca e cia. Os japoneses são conhecidos por gostarem de tecnologia e tudo que é novidade. Mas existe grupos de adoradores dos VWs a ar no Japão e que todo ano promovem encontros como pode ser visto neste vídeo:

Fusca Pé-de-Boi - 1966


Os primeiros anos da década de 60 encontraram, apesar dos dramas políticos e econômicos, muita atividade. Em 1963, em minas, iniciava-se a produção da usiminas - que nos dias de hoje viria a ser a primeira estatal privatizada pelo governo. A cosipa inaugurava sua coqueria, em 1965. O governo com um incentivo fiscal pedira as fabricas que criassem modelos simplificados, mais baratos, que pudessem servir principalmente às populações do interior do pais e também aos taxistas. A volkswagen lançou o seu pe de boi. Sem nenhum elemento básico e para tornar ele uma versão mais barata do que o sedan convencional ele não tinha as peças Cromadas tudo era pintado de branco, ele não possuía os frisos, marcador de combustível, setas dianteiras e chave de seta, friso do vidros e os laterais traseiros não eram basculante, não possuía forração interna, possuía os tapetes inteiriços, não possuía ar quente, a alavanca do freio de mão vinha sem a capa, a forração do teto era somente no meio. Continue lendo...


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Fusca com Air-Bag.

Poucos devem saber mas em 1969 a Volkswagen fazia testes com air-bag no fusca. Preocupados com a segurança, engenheiros da VW pensaram na idéia do Air-Bag, um equipamento que estava em alta no setor automobilístico. Mas o air-bag na época era muito caro e iria inviabilizar o custo final do Fusca, ainda mais se tratando de um veículo popular. Logo este projeto foi abandonado.



Primeiras propagandas do fusca no Brasil.

Uma sequência de das primeiras propagandas do fusca brasileiro da década de 50 e 60. A última propaganda é do Fuscão que foi lançado em 1970. Vale a pena conferir!!


Propaganda do motor 1600cc do Fusca


Propaganda veiculada em meados da década de 70 anunciando o motor 1600cc da para toda a linha da Volkswagens com motores a ar. Ele começou a equipar o fusca brasileiro a partir de 1975, desde então este motor foi usado até o encerramento definitivo de sua produção em 1996 com o fusca Itamar. Este motor vinha com várias melhorias como a dupla carburação, resultando em maior desempenho e mais economia.

O Almanaque do Fusca.

O Fusca, um veículo notável, que não por acaso foi eleito pela imprensa internacional “O Carro do Século XX”. Esteve presente em mais de 150 países, vendendo incríveis 21 milhões de unidades. Um ícone como o Fusca merecia seu próprio Almanaque. E este Almanaque do Fusca, da Editora Ediouro está a sua altura. Ricamente ilustrado, fala sobre todos os aspectos envolvendo o Besouro. Conta em detalhes sua história, da Alemanha Nazista de Hitler ao “Ultima Edicion” mexicano de 2002, passando pelos modelos especiais como os Hebmuller e Karmann Cabrilet, o militar Kommandeurwagen, sem falar nos brasileiros “Cornowagen”, “Pé-de-Boi” e finalmente o Fusca “Itamar”.




Fala sobre seus derivados como o belo Karmann-Ghia, a Kombi, o SP2, o VW 1600 (Zé do Caixão), o TL, a Variant, a Brasília... Apresenta a linha dos chamados veículos “fora-de-série” nacionais, cujas mecânicas eram baseadas no simples e confiável boxer refrigerada a ar, incluídos aí o MP Lafer, o Bugre, o Bianco, o Dacon e o de maior sucesso de todos: o Puma. Mostra ainda o desempenho do Fusca nas pistas de corrida, veículos modificados, o Volkswagen no cinema e na TV, as campanhas publicitárias ao longo de sua existência e depoimentos de gente famosa, narrando suas experiências inesquecíveis com o Fusca.

Só não espere encontrar neste almanaque algo do tipo “manual do proprietário”. Este não é seu objetivo. Aqui você não vai achar nada a respeito mecânica, elétrica, dicas de manutenção ou coisas do gênero. O objetivo de seus autores foi criar uma obra descontraída, divertida e ao mesmo tempo informativa e histórica. Quem folhear o livro daqui há 30 ou 40 anos vai ter uma visão completa da importância de um dos carros mais amados de todos os tempos.
Para maiores informações sobre este Almanaque você encontra em www.ediouro.com.br

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Fusca Serie especial "Sparkäfer"

Em meados de 1973 a Volkswagen da Alemanha lança a série especial chamada "SparKafer", que traduzindo significa fusca econômico. Esta série é muito similar a série Juventude lançada no mesmo ano, já mostrada aqui neste BLOG. Assim como a série especial Juventude, esta série é desprovida de qualquer detalhe mais requintado, comos os frisos, que ao invés de serem cromados, são preto fosco, assim como todas as partes do veículo que na maioria dos modelos são cromadas.


Não há no capo o símblo da Wolkswagen e nem o friso no meio. A simplicidade esta presente também no interior, como painel na mesmo cor do veículo e forração do teto e forração do estofamento bem pobre. O volante é preto e sem nenhum detalhe. Os cintos são de 3 pontas retrateis.



Esta série também é conhecida como Série "KIWI" por causa da cor do modelo que é verde. O motor é um modesto 1200cc com sistema 12V. Foram produzidos 9000 unidades desta série no qual foi destinado para o mercado alemão. Atualmente é muito raro encontrar um modelo desta série todo original, pois, por ser tratar de um modelo muito simples e básico, não se dava o devido valor.




Fonte: http://www.flat4ever.com/showthread.php?t=31068

Volkswagen SP2 repaginado por Marcelo Rosa.


Um dos carros mais bonitos que a VW Brasileira já fez foi o SP2, que em setembro passado completou 36 anos de idade. Ja fiz um post sobre este belíssimo esportivo. O projeto foi inteiramente desenvolvido no Brasil, e foi considerado por muitos o carro mais bonito da Volkswagen na época, e isso mundialmente falando. Agora, o designer paranaense Marcelo Rosa, especializado em design automobilístico, fez uma repaginação do projeto trazendo-o para o século XXI, e novamente, ficou lindíssimo. Infelizmente não é um projeto encomendado pela VW, mas sim uma prova de conceito criada pelo designer. Continue lendo...



VW Rat Bug.

Este vídeo é para quem curte o estilo Rat Volks. Esta nova onda inspirada no movimento Rat Rod que surgiu nos EUA, vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil.


Revista Fusca e Cia.


Vai uma dica de uma revista para amantes do Fusca que gosto muito. Quem é fuscamaníaco com certeza conhece esta revista. Há quem critique esta revista pelo seu conteúdo, mas, é a única dedicada ao fusca e seus derivados que temos no Brasil, diferente dos outros países como a Alemanha e EUA, quem tem várias. Recomendo a revista Fusca e Cia para todos que querem conhecer um pouco mais sobre o fusca e VW´s com motor Boxer. Acesse o link abaixo para ter acesso ao site da revista:


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Manual do Fusca 1986.


Manual do Fusca 1986 para download em formato de PDF. Quem tem a sorte de ter um Fusca 1986 mas não tem o manual, este download vai ser bem útil. Serve também para os modelos 1984 e 1985 pois são praticamente iguais. Clique aqui para fazer o download,



terça-feira, 21 de outubro de 2008

VW´s Virando sucata em Ferro Velhos pelo mundo.

Mais uma seção de fotos de fuscas e derivados virando sucata em ferro velhos pelo mundo afora. Foram mais de 20 milhoes de fusca produzidos no mundo, mesmo que em qualquer lugar que olhamos na ruas tem um fusca rodando, é muito triste para quem é amante deste querido carrinho ver ele abandonado a propria sorte em um ferro velho. E mais triste ainda ver raros VW´s como Karmann ghias e fuscas conversíveis apodrecendo, só esperando a oportunidade de ser restaurado. Mas como diz o ditado: " Quem ama cuida!"






Até os raros Fuscas conversíveis da Karmann nao escapam e vão para o ferro velho.

Este fusca foi salvo do ferro velho e recebera uma merecida restauração.

Nem mesmo este belíssimo Karmann Ghia foi poupado da solidão de um ferro velho.


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Encontro de Vochos 2008 em Moterrey no México.

Grande encontro de Vochos e VW´s que acontece todos os anos na cidade de Monterrey no México. Este evento reune fusqueiro de todos os cantos do país trazendo seus belíssimos modelos. No México, os amantes do fusca são chamados de Vocheros. Curtam o video do encontro de 2008 que ocorreu em maio.


Fotos Históricas: Produção do Fusca Oval.

O fusca tem uma história de grande sucesso desde seu lançamento oficial em 1938. Até o fim de sua produção ele ja passou por mais de 2500 modificações em seu projeto. E cada década que ele passou ao longo de sua trajetória, deixou suas características que identificam sua época de origem. Na minha opinião, umas das fases mais bonitas do fusca foi a era oval. O modelo oval começou a ser produzido na metade do ano de 1953 até o dinal do ano de 1957. Selecionei algumas imagens históricas da produção do fusca oval na década de 50.






Crash Test do Fusca

O vídeo abaixo mostra o crash test feito com o fusca. O resultado da batida não é nada animador. o coitado do fusca viro latinha de sardinha amassada. Espero que nunca aconteça isso com meu fusquinha!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Fusca 1200 J 1976 da antiga Iugoslávia.

Hoje tive a alegria de receber um e-mail de um internauta da Sérvia, país que pertencia a antiga Iugoslávia. Seu nome é Dusan Karadzic e ele me enviou as fotos de seu Fusca. Este modelo é um VW Sedan 1200 J 1976 da antiga Ioguslávia. Os fuscas não eram produzidos na Iugoslávia, sendo somente montados no país com as peças que vinham diretamente da Alemanha. A letra J do modelo vem da palavra Jugoslavija que significa Iugoslávia na língua eslava. Este é um modelo básico que era comercializado no país sendo que ele tem uma aparência bem espartana impulsionado por um motor 1200cc.


Apesar da aparência simples, ele traz detalhes interessantes como a quebra vento com um angulo enclinado, os vidros maiores e o pisca alerta dianteiro no parachoque. O interior segue uma aparência mais simples, assim como nossos modelos standart. Algumas partes deste modelo não são originais como o volante que é do antigo Golf, a forração dos bancos e alguns outros detalhes. Dusan pretende deixa-lo original. Assim como no Brasil, os Sérvios também admiram muito os VWs a ar. Parabéns Dusan pelo belo modelo e agradecemos as fotos enviadas.


quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Fuscão 1972 Verde Guarujá Estilizado

Os fuscões do período de 1970 a 1972 são muito peculiares e na minha opinião, os modelos mais bonitos da década de 70. Eles tem algumas características que se diferenciam dos outros modelos. O belíssimo modelo apresentado nesta postagem é um Fuscão 1972 verde guarujá. O sortudo proprietário é o Thiago de Itú - SP. Thiago o mantêm quase todo original, exceto uma leve estilizada que deixou este fuscão com uma cara mais esportiva e de muito bom gosto! As mudanças nesse Fuscão foram lentes de farol do Porsche 911, rodas modelo Ferrari, bancos procar, borrachão de parachoque fino, vidro dianteiro estilo Ray-Ban (Degradê), suspensão dianteira com catraca dupla, limpadores cromados e sintos de segurança do Fusca 80. Parabéns Thiago pelo belo exemplar! Agradecemos as imagens disponibilizadas.


Lubrificando a suspensão do Fusca.

Este vídeo ensina como podemos lubrificar a suspensão dianteira do Fusca em casa, evitando dificuldades para achar um posto de gasolina ou loja de lubrificantes que faça este serviço cada vez mais raro e caro.





Créditos: Daniel Marchi

Tabela de cores do Fusca e derivados do Brasil.


Tabela de cores originais da Volkswagen do Brasil do Fusca e toda linha Volkaswagen desde 1959 até 1996. Para quem está restaurando seu VW, esta tabela vai ser muito útil para saber a cor original do modelo. Continue lendo...


Restauração de um Fusca Karmann Cabriolet 1960


Restauração de um belíssimo e raro fusca Karmann Cabriolet. As restauração de um modelo deste não deve ser nada fácil, mas, este fusca ficou como se tivesse saído da concessionária ontem. Os fuscas Karmann Cabriolet começaram a ser fabricados a partir de 1949 até 1979 pela Empresa Karmann. Continue lendo...



terça-feira, 14 de outubro de 2008

Série Ouro: Última série especial do Fusca Brasileiro

Em 1996 a Volkswagen do Brasil encerra a produção do Fusca brasileiro definitivamente após 3 anos de produção. Desde 1993, quando o então presidente Itamar Franco icentivou a volta da produção do Fusca, foram produzidos até 1996 47 mil unidades. Para encerrar a produção do Fusca no Brasil, a Volkswagen lançou uma série especial com as últimas 1500 unidades chamada de Série Ouro. Este modelo vinha equipado com vidros verdes, desembaçador no vidro traseiro, forração e estofamento do VW Pointer, fundo dos instrumentos do painel em branco, logo comemorativo da série estampado ao lado do bucal do tanque e Faróis de milhas ( não presente neste modelo apresentado).






Segundo o Proprietário, o volante não é original, mas é da linha Volkswagen.


A maioria destas 1500 unidades está nas mãos de colecionadores como verdadeira relíquia. As imagens abaixo é de um exemplar desta série, cujo o proprietário é Wellington Giordano Domingues de Florianópolis - SC no qual ele é membro do Kafer Clube da Grande Florianópolis. Assim, o Brasil se despede de seu querido Fusca que por quase 40 anos fez a alegria de muitos brasileiros e até hoje ganha adeptos. Este modelo apresentado nesta postagem é uma rara unidade branca bem pouco produzida nesta série. Agradecimentos ao Wellington que nos disponibilzou as fotos

Este é o adesivo comemorativo da Série Ouro localizado próximo ao bucal do Tanque.