sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Fusca com injeção eletrônica.

No início da década de 90, técnicos da Volkswagen do México tiveram a tarefa de dar continuidade a produção do então aclamado "Vocho"( Fusca no México). Elementos como o carburador, o dínamo e o platinado já eram há muito tempo obsoletos. Com a nova legislação mexicana de controle de emissão de gases, os técnicos mexicanos tinham pela frente a difícil tarefa de alterar o projeto do motor do fusca que há quase 25 anos não havia sofrido qualquer atualização tecnologica. Então, em 1993, foi lançado no mercado mexicano o Vocho 1600i. O velho besouro ganhou sobrevida e o lendário motor a ar ganhou um moderno sistema de injeção eletrônica e catalisador de três vias, de acordo as tecnologias atuais. Isto significou não só uma melhoria do consumo e redução das emissões para o ambiente, mas também uma manutenção de baixo custo e maior confiabilidade. Infelismente esta evolução tecnológica não chegou aos nossos Fuscas, exceto o catalisador que equipava os modelos Itamar de 1993 à 1996. Quem acabou adquirindo esta tecnologia foi a Kombi, que em 1998 começou a ser equipada com sistema de injeção eletrônica e catalisador.


Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente; a adição da injeção eletrônica no motor boxer permitiu que este tivesse uma sobrevida. Pena que a VW BRASIL não incentivou o consumo deste dispositivo, que permanece obscura até hoje.Alguém deveria fazer um "TUTORIAL" para instalação caseira deste sistema de injeção.