segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A kombi do futuro?

Recentemente o chefe de design da VW anunciou que pensa em uma nova geração da clássica Kombi. A dúvida estaria apenas no conceito a ser seguido: uma van convencional, ou algo mais audacioso e inovador. O Du Oliveira, do site Irmão do Décio, ambos designers automotivo fizeram projeções da sua proposta.




Mantendo o tradicional desenho básico do ‘pão de forma’, Eduardo modernizou o carro de forma que ele conservasse bastante do seu propósito original, mas em sintonia com as tendências atuais de design. Ok, esteticamente é até interessante, mas em termos de engenharia e segurança, tanto passiva como ativa, esse modelo imaginado por Eduardo nunca poderia ganhar as ruas. A posição do motorista, avançada demais em realção ao eixo dianteiro, é um verdadeiro atentado contra a segurança cometido pela atual Kombi e repetido no projeto atualizado do designer, sem contar o quanto sairia caro desenvolver as adaptações necessárias para construir um utilitário assim, que teria pouca competividade com seus similares asiáticos.



Idéias para nova kombi não faltam, mas, o mais provável é que uma nova Kombi (ou VW Bus, como é conhecida lá fora) surja lá para 2013, baseada no conceito Microbus apresentado em 2001 no Salão do Automóvel de Detroit e engavetado à época por questões de custo. É essa que você logo abaixo:




O que nos resta é esperar e torcer para que a VW mantenha o visual classico da kombi que fez tanto sucesso ao longo de seus 60 anos de historia sem fugir das tendencias da tecnologia atual.


Fonte: http://www.putsgrilo.com/design/design-a-kombi-no-futuro/

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse "irmão do Décio" é muito sem noção. O cara é bom com ferramentas de desenho, mas os projetos chegam a ser ridículos. É só dar uma passada no blog dele para comprovar. E ainda tem gente que "paga pau".

Sem noção.