terça-feira, 14 de outubro de 2008

Série Ouro: Última série especial do Fusca Brasileiro

Em 1996 a Volkswagen do Brasil encerra a produção do Fusca brasileiro definitivamente após 3 anos de produção. Desde 1993, quando o então presidente Itamar Franco icentivou a volta da produção do Fusca, foram produzidos até 1996 47 mil unidades. Para encerrar a produção do Fusca no Brasil, a Volkswagen lançou uma série especial com as últimas 1500 unidades chamada de Série Ouro. Este modelo vinha equipado com vidros verdes, desembaçador no vidro traseiro, forração e estofamento do VW Pointer, fundo dos instrumentos do painel em branco, logo comemorativo da série estampado ao lado do bucal do tanque e Faróis de milhas ( não presente neste modelo apresentado).






Segundo o Proprietário, o volante não é original, mas é da linha Volkswagen.


A maioria destas 1500 unidades está nas mãos de colecionadores como verdadeira relíquia. As imagens abaixo é de um exemplar desta série, cujo o proprietário é Wellington Giordano Domingues de Florianópolis - SC no qual ele é membro do Kafer Clube da Grande Florianópolis. Assim, o Brasil se despede de seu querido Fusca que por quase 40 anos fez a alegria de muitos brasileiros e até hoje ganha adeptos. Este modelo apresentado nesta postagem é uma rara unidade branca bem pouco produzida nesta série. Agradecimentos ao Wellington que nos disponibilzou as fotos

Este é o adesivo comemorativo da Série Ouro localizado próximo ao bucal do Tanque.

16 comentários:

Unknown disse...

SÉRIE OURO É RARO, AI NDA MAIS NA COR BRANCA...

BELO CARRO!

Anônimo disse...

É , sou fã do Série Ouro....o fusca Luxuoso...tenho no orkut um video dessa série...show!!!

MARCO disse...

FUSCA SERIE OURO BRANCO NUNCA BI.... CONHEÇO VERMELHO DAKAR 250 UNIDADES 350 PRATA E O RESTO VERDE INTEIRANDO OS 1500 DOS CHASSI 005000 ATE 006500 ....QUE RARIDEDE ... O VOLANTE NÃO É DO SERIE OURO...

Palacio SP disse...

Bacana. Tenho um fusca 1996 branco serie ouro e sei que é raro nesta cor.

Eduardo SP

marcos de Santos disse...

gostaria que me fornecessem detalhes do fusca itamar 96 série ouro e o simples, que um tem sem excessões com relação ao normal,obrigado agradeço.

Anônimo disse...

Marcos de Santos....Todo série ouro vem com vidro témico traseiro, janelas traseiras basculantes , faróis de neblina redondos, lantanas traseiras fumê,caixa de som com um falante de 6 polegadas em baixo do painel,vidros verdes , sem faixas laterais decorativas, adesivos na lateral dianteira esq e dir escrevendo a série,borrachão no parachoques.

BOVO disse...

TER UM FUSCA É UM PREVILÉGIO, SEJA QUAL FOR O ANO DE FABRICAÇÃO. GOSTO NÃO SE DISCUTE.

Alexandre SC disse...

Tenho percebido que muita gente tem curiosidade de saber quais são as diferenças do Ultima Edição Série Ouro para os Fusca Itamar Comuns. As diferenças são sensíveis, mas como tenho um verdadeiro Série Ouro Verde Nice, vejo muita gente, por ma fé ou ignorância chamando Fusca comum de Série Ouro. As diferenças são: Só foram fabricados em 4 cores: Prata Lunar, Verde Nice, Vermelho Dakar (o mais raro) e Branco. Tem borracham no parachoque, faróis de milha de série, dois logos um em cada lateral com a identificação da série, ausência do friso adesivo, comum a todos os outros Itamar, vidros verdes, parabrisa laminado degradê, desembaçador traseiro,, logo com o nome Fusca no capô do motor dourado (e sem o coraçãozinho), painel com relogio e instrumentos de fundo branco, isqueiro, estofamento com veludo igual do do Pointer GTI, volante do Gol Bola, daquela época, vidros laterais traseiros basculantes, e lanternas traseiras Cibié ou Arteb fumê. É fácil notar a longa lista de diferenças, e chega a ser ridículo alguns proprietários colocarem adesivo resinado "Série Ouro" num Itamar sem nenhuma das outras caracteristicas do verdadeiro série ouro. Este modelo certamente é o mais luxuoso dos Fuscas fabricados no Brasil

Harry Françóia disse...

Tenho um Série Ouro de verdade, com número do chassi ....6428, portanto um dos últimos fabricados já que o ...6500 foi o derradeiro.
Além dele, tenho mais 4 fuscas, um 66, não original cor amarela, 2 do ano 95, e ainda um 74, com 25.000 kms. Nenhum deles está à venda. Mas gosto mesmo do série ouro, apesar de ter 51.000 kms, continua como zero. O 74´é 1300, gostozinho de dirigir e chama a atenção dos fusqueiros. Harry Françóia - Curitiba - PR

Admirador fusca ouro disse...

adquiri um fusca série ouro, branco, porém o chassi marca 6573. alguém poderia explicar, pois dizem ir até 6500.

vlw!!!

Unknown disse...

Bom dia e parabéns pelo blog!
Só duas dúvidas : saíram fuscas série ouro sem os faróis auxiliares (como o branco da foto) e relógio de fábrica?
Há numeração específica de chassi para definir a originalidade de um fusca 1996 série ouro?
Grato!
Rodrigo.

Unknown disse...

Bom dia e parabéns pelo blog!
Só duas dúvidas : saíram fuscas série ouro sem os faróis auxiliares (como o branco da foto) e relógio de fábrica?
Há numeração específica de chassi para definir a originalidade de um fusca 1996 série ouro?
Grato!
Rodrigo.

Andre Chun disse...

Ola Rodrigo.
Meio tarde essa resposta, mas todos série ouros sairam com os milhas e relógios. A numeracao termina por volta de 6620 e comeca por volta do 5250 (fusca chassi 5100 e 5201 por exemplo, sao fuscas itamares convencionais). No inicio, da montagem dos séries ouros, tinha montagem intercaladas.
Depois dos séries ouros, vieram mais 5 fuscas brancos, itamar pacote 3/Luxo 2. Esses fuscas eram destinados a diretoria da VW e ao que se sabe 3 deles viraram conversíveis (VW usou a Sulam para fazer o trabalho). O último fusca produzido, está no museu da VW do Brasil. O penultimo foi para o presidente VW Brasil da época (sr Alain de Smedt) e exportado a Belgica onde ele reside. Um desses fuscas foi roubado e os dois restantes circulam no dia a dia (um conversível e um convencional - ambos em Sao Paulo-SP).
Abs

Andre Chun disse...

Adimirador de Fusca e Harry Francoia
Respondendo ao Rodrigo, meio que respondi a vcs tambem... Chassi de fusca Ouro nao termina em 6500 e sim perto do 6620. O fusca Branco 6573 é um dos 50 últimos produzidos e saiu no último dia de producao.

Harry, o fusca 6428, segundo consta é verde nice e estaria entre os ultimos 200 produzidos. Espero ter ajudado.

Tenho feito uma vasta pesquisa e catalogando todos eles. Se tiverem fotos, podem me enviar no andre.chun@ymail.com

abs

Unknown disse...

boa noite muito top os comentários adquiri um 1996 essa semana e tô muito feliz Prata lunar ..

Carlos Volpato disse...

Boa noite, tenho um série ouro final 6188 e gostaria de saber a cor original estou restaurando e quero garantir que a cor esteja correta após a restauração, obrigado