segunda-feira, 6 de outubro de 2008

VW Baja: O fusca Off Road.

Baja ou Fusca Baja é o nome de um tipo de modificação feita sobre o chassis do Fusca, basicamente mantendo a carroceria original, porém trocando os pára-lamas e outras partes por versões mais leves e menores, em fibra de vidro. O termo Baja geralmente designa um Volkswagen Fusca modificado para rodar em dunas de areia, praias ou circuitos off-road, podendo se aplicar a outros modelos da linha "à ar" Volkswagen.




Os Baja se originaram no sul da Califórnia, EUA, no início dos anos 70, como uma resposta mais barata aos bem-sucedidos Buggys de meados dos anos 60, especificamente o Meyers Manx (quase todos igualmente baseados na mecânica VW). O nome vem provavelmente da corrida Baja 1000, criada nos anos 60.



O Fusca sempre teve um forte apelo popular (sobretudo nas áreas menos desenvolvidas do mundo) por causa de sua mecânica traseira barata e confiável, sua base plana e sólida, e sua suspensão resistente por barras de torção. Estes mesmos atributos fizeram do Fusca a escolha perfeita para ser a base de um veículo off road, como evidenciado pelo contínuo sucesso do carro na corrida off-road Baja 1000.



Na verdade, todos estes atributos são conseqüência das aspirações militares do projeto original. Quando projetou o Fusca, o Prof. Porsche teve a opção de fazê-lo com carroceria monobloco (como aconteceu com a Kombi, anos mais tarde), mas escolheu a estrutura chassis + carroceria, para facilitar a eventual conversão do projeto "KDF-Wagen" em um jipe militar. Tal contingência inclusive resultou em uma suspensão mais forte e preparada para trajetos acidentados, assim como um motor confiável com tração traseira. De certa forma, a idéia e facilidade da modificação do Fusca no Baja é uma especificação do projeto original, e uma "continuação" do Kübelwagen.


E assim como o fusca, o Baja esta em todas as partes do mundo, sendo utilizado em competições e até mesmo para o dia dia em lugares de difícil acesso. Para quem tem interesse em transformar seu fusquinha em um poderoso Baja, existe kits para esta transformação, como pode ser conferido no site http://www.kitbaja.cjb.net/. Com menos de 2 mil reais você monta um Baja para andar em qualquer terreno.

Alguns sites sobre o Baja:

http://planetabuggy.com.br/baja/luiz_borba.htm
http://www.speedace.info/baja_bug_history.htm ( em Inglês )
http://www.azbaja.com/

Fonte: http://fuscanossapaixaobaja.blogspot.com/


7 comentários:

Sonia. disse...

La verdad que esta blog está fantástico. No sé de dónde sacas esas fotos tan bonitas, te felicito.
Saludos.
Sonia.

DJ PATRONIQ disse...

opa! te adicionei! muito legal o post! eu mesmo andei clicando umas feras dessas. tem post lá no blog... valeu!

Fátima Santágata disse...

Adorei o blog, sou apaixonada por fusca, tenho um verde prata 1300/74. Meu sonho é transformá-lo num baja estilizado que sirva pra cidade e estradas atualmente estou em Manaus! Parabéns pelas fotos animadoras!

Sds Fátima Santágata

KB PARTS disse...

ola AMANTE DO FUSKA BAAJAAA...

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Andre Miranda disse...

VW a ar é a melhor mecânica do mundo.

Possuo um 1500 ano 72, que agora está com kit 1600cc e dupla solex 32, e por influência minha a namorada possui um outro 1500, ano 73, bastante original.

Ainda está nos meus planos, quando possível, montar um baja com aparência militar e bem alto para encarar algumas trihas e poder me levar mais longe nas minhas aventuras.

Gostei do blog, como bom apaixonado pelo besouro.

Abraço.

Luciano Astiko disse...

OLÁ,
Estou querendo comprar um baja e descobri que não se legalizar mais este tipo de veículo modificado. É verdade?
Se não é verdade, como eu faço para documentar um?