segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cidade do México: Capital do Fusca Taxi

Quem já teve a oportunidade de conhecer a Cidade do México, com certeza não deixou de notar a quantidade de taxis que circulam pela cidade. Até aí tudo bem, em Nova Yorque deve ter muito mais. Mas o que chama a atenção mesmo é que a maioria desses táxis são Fuscas. Assim como no Brasil, o fusca no México, carinhosamente apelidado de Vocho, é uma paixão nacional. Dos 104 mil taxis que circulam na capital do México, mais de 50 mil são compostos de fuscas. A prefeitura da cidade começou ano passado uma campanha para retirar o aclamado Vocho das ruas para substituí-los por veículos que tenham 4 portas.

Um dos motivos para esta substituição é o espaço reduzido que o fusca tem para este fim. Aposto que muitos taxistas mexicanos não gostaram da idéia, pois, o fusca assim como no Brasil, é de manutenção barata e pau pra toda obra. Eles já se tornaram cartão postal da cidade, pintados na cor verde na parte inferior e branco na parte superior do veículo, tornando os vochos ainda mais inconfundíveis por onde passam. A Volkswagen mexicana estava projetando um modelo de Fusca com uma porta bem grande (modelo pode ser visto no vídeo da última edição do fusca),para que o passageiro pudesse se acomodar no banco de trás com mais facilidade. Mas este projeto não foi adiante, pois, em meados de 2003 a Volkswagen mexicana encerra a produção do fusca, sendo o México o último país a produzi-lo. Mas podemos esperar muitos anos para que o fusca nas ruas do México desapareçam de vez.


Detalhe da foto acima, dentre todos os táxis reunidos, a maioria é fusca.


PPara onde quer que se olhe na capital mexicana, tem fusca circulando.

Esta imagem é a prova de que os táxis mexicanos são pau pra toda obra!

2 comentários:

criativa e poderosa disse...

Mor, gostei desta tua postagem, lá no México na cidade do México, o povo realmente Ama o Fusca, pena que é Verde.

Bjos

Dennys disse...

O Fusca é mais paixão no México do que aqui no Brasil, aqui fabricou cerca de 2x mais.

E sinceramente, o fusca no México poderia ser muito bem fabricada até os anos de 2010 ,2012 e por que não até hoje (2015 , ano dessa postagem). E essa versão da porta maior do fusca faria bem o trabalho de taxis no México. O Fusca renderia muita coisa ainda nesse 3º Milênio. Podem crer!
Fiquem na paz de Deus.