segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A quase desconhecida "Série Juventude"

Esta série é muito pouco conhecida, até mesmo em seu país de origem, a Alemanha, foi produzido apenas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 1972. Voltado para o mercado francês, apenas 700 exemplares foram fabricados, o que torna um dos mais raros modelos da Wolkswagen.




A série "Frutas" da Holanda é bastante similar (mesma configuração e escolha de cores). Como o próprio nome sugere, foi uma "série promocional" para o público de baixa renda. Esta promoção foi uma forma fácil e rápida de limpar o estoque de componentes 6-volt que ainda existia e que já não era mais fabricado, pois, os outros modelos já eram 12-volt. O alvo desta série era principalmente o público jovem.

A principal característica desta série é de não ter qualquer cromo, similar ao nosso modelo pé de boi fabricado na década de 60. Aro do farol, espelhos, quebra vento, piscas dianteiro, tudo vinha pintado de preto fosco, dando uma aparência bem espartana. As opções de cores eram laranja, vermelho e verde.

O Painel, assim como nossos modelos 1300 do começo da década de 70, era bem simples com grades e porta luvas na cor preta e o restante pintado na mesma cor do veículo. A forração do estofamento era em plástico preto, assim como alguns de nossos modelos. O marcador de combustivel era imbutido no velocímetro.




A característica principal desta série era a simplicidade no acabamento.


Os modelos desta série vinham com rodas esportivas.


As rodas eram do modelo esportivo na cor cinza prata, com dimensões de 4,5 x 15 e 34. O motor era de 1200cc com 34 hp, dínamo 6 volts. Um dos proprietários usou este modelo durante 25 anos totalizando mais de 700.000 km rodados, dos quais 400 000 foram com o motor lacrado de fábrica. Devido ao grande entusiasmo do público jovem a esta série, a Volkswagen não conseguiu atender a demanda deste modelo. Com isto, este modelo abriu caminho para o lançamento da série jeans (série lançada no final de 1973 já mostrado aqui neste BLOG)que teve um grande sucesso de vendas.


Agradecimentos a Philippe LEVIEZ por disponibilizar esta matéria
Fonte: http://www.flat4ever.com/showthread.php?t=31065&highlight=s%E9rie+jeune

Nenhum comentário: